Seja Bem Vindo!


Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

(Cora Carolina)

Projeto: Construindo Brinquedos e Jogos Pedagógicos com Material Alternativo

Atividades desenvolvidas neste ano de 2015

Dia do Brinquedo

No dia 20 de agosto de 2015, o Dia do Brinquedo foi mais um momento de muita aprendizagem e alegria. Os alunos receberam a seguinte proposta: Confeccionar um brinquedo utilizando material alternativo com a sua família e trazer para a escola. Neste dia, todos vieram entusiasmados com os seus brinquedos. As famílias esbanjaram criatividade! 
Cada criança realizou a socialização com os colegas sobre os passos usados para a confecção do seu brinquedo, que materiais utilizou e quem ajudou.
Normalmente, os filhos aprendem a fazer brinquedos com seus pais e depois ensinam a seus filhos. Por isso, os adultos não devem deixar de fazer brinquedos com as crianças, para que as crianças de todas as gerações continuem aprendendo.

"Quando brincamos com um brinquedo inventado por nós, a brincadeira fica mais emocionante e divertida!" 


















































Visita de Estudos e Conhecimento ao nosso Município

Nos dias 17, 18 e 19 de agosto de 2015, recebemos em nosso Município de Presidente Castello Branco, a Escola Básica Municipal Frei Cipriano Chardon de Cachimbo/ Concórdia - SC, na qual alunos de Pré Escolar ao 5º ano, acompanhados de professores e direção estiveram conhecendo os projetos e ações referente as questões sócio - ambientais na perspectiva da sustentabilidade. 
A nossa escola CMEI Acalanto, os recebeu com muita alegria, todos os profissionais e alunos se dedicaram para expor o trabalho realizado sobre o Sub-Projeto: CONSTRUINDO BRINQUEDOS E JOGOS PEDAGÓGICOS COM MATERIAL ALTERNATIVO.

Recepção dos visitantes com a aluna Luara Vitória: 



Dramatização da música Emília: 



A aluna Gabriela convida os visitantes para conhecer o projeto:


Apresentação das etapas do projeto com amostra de brinquedos e jogos confeccionados:




Degustação das receitas (bolacha e bolo de casca de banana) referente ao projeto:


Decoração de Bolachas

O Projeto: Construindo Brinquedos e Jogos Pedagógicos com Material Alternativo, envolve a seguinte receita de Bolacha:

12 ovos;
2 xícaras de leite;
5 xícaras e meia de açúcar;
50 gramas de salamoníaco;
1 xícara e meia de banha;
Farinha ao ponto, (não muito dura);
Modo de preparo: Em uma messa espiche a massa com o rolo e faça em forma geométrica. Após decore com glace.

No dia 11 de agosto de 2015 realizou-se com as crianças, uma oficina de decoração de bolachas. Cada aluno decorou a sua bolacha, com letras, desenhos de brinquedos e/ ou jogos, para depois degustar.

Todos adoraram! 







Viagem PRÊMIO Epagri

A turma do Pré-escolar II do CMEI Acalanto, e as turmas de 1º ao 5º ano do Centro Municipal de Ensino de 1º Grau acompanhados das professoras regentes, da equipe pedagógica e Secretária da Educação Sra. Sirlene Frigo, estiveram realizando uma viagem de estudos ao município de Ita no dia 24 de outubro de 2014, viagem esta através do Projeto Prêmio Epagri.
Na viagem puderam conhecer e explorar muitos pontos turísticos da cidade, como a Igreja Velha, o Zoobotânico, se divertiram muito na Trilha do Serelepe e ao final se deslocaram ao mirante para observar a Barragem de Itá. A viagem foi muito proveitosa, divertida e rica de conhecimentos para todos!



Visita de Professores de Concórdia

Hoje dia 20 de outubro de 2014 foi mais um dia especial para o CMEI Acalanto que esteve recebendo a visita de um grupo de aproximadamente 20 professores do município de Concórdia-SC, que vieram conhecer mais de perto alguns projetos desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino de Presidente Castello Branco voltados a Educação Sustentável, dentre eles o Projeto “Construindo Brinquedos e Jogos Pedagógicos com Material Alternativo” do CMEI Acalanto. Neste dia os visitantes puderam assistir a apresentações culturais dos alunos e explorar jogos e brinquedos pedagógicos construídos através do projeto e também assistiram a slides onde puderam acompanhar as etapas do projeto desde sua implantação em 2010.



Visita da TV Assembleia Legislativa 

Com o objetivo de divulgar a gestão pública integrada realizada em nosso município, através de programas, projetos e ações referente às questões socioambientais na perspectiva da sustentabilidade, o município de Presidente Castello Branco recebeu no dia 09 de outubro de 2014 a presença da TV Assembleia Legislativa, que estiveram coletando depoimentos e realizando filmagens nas escolas da Rede Municipal de ensino onde cada uma delas esteve apresentando seu projeto central em Educação Ambiental, também foram visitados o Aterro Sanitário Municipal e demais espaços onde são desenvolvidas atividades voltadas ao projeto Programa Castellense de Coleta Seletiva do Lixo. O material será utilizado para a produção de um filme para divulgação do trabalho desenvolvido no município.



Visita dos alunos da Rede Municipal de ensino de CARMELINDA-OURO

Na manhã do dia 15 setembro de 2014 a Escola Centro Municipal de Educação Infantil Acalanto recebeu um grupo de professores e cerca de 25 crianças da rede municipal de ensino da comunidade de Carmelinda-Ouro, com o objetivo de conhecer o projeto “Construindo Brinquedos e Jogos Pedagógicos com Material Alternativo”, sendo recebidos com a apresentação da música da Emília no pátio da escola, seguida da apresentação das etapas do projeto e exposição dos brinquedos e jogos, seguida da apresentação dos slides contemplando todas as etapas desenvolvidas desde 2009 e ao final a degustação das bolachas.

Participação do Programa Rural Meio Ambiente

Com o intuito de divulgar o Projeto: Construindo Brinquedos e Jogos Pedagógicos com Material Alternativo da nossa Escola Centro Municipal e Educação Infantil Acalanto, no dia 30 de abril de 2014 alunos, pais e professores em geral representaram a escola no Programa: Rural Meio Ambiente na Rádio Rural no Município de Concórdia. 
Nesta oportunidade foi relatado as etapas do projeto, a importância dos brinquedos e jogos para o desenvolvimento da criança, declamaram o poema de Mario Quintana, intitulado “Poema do brinquedo”, vovó Itália Frigo contou como eram os brinquedos antigamente, cantaram a música Boneca Gente com o personagem Emília do Sítio do Pica pau amarelo.





Visita do grupo de Ipúaçu - Epagri

No dia 20 de maio de 2014 nossa Escola Centro Municipal de Educação Infantil "Acalanto" recebeu um grupo de visitantes do município de Ipúaçu, com o objetivo de estarem conhecendo o projeto: Construindo Brinquedos e Jogos Pedagógicos com Material Alternativo. 







Projeto: Construindo Brinquedos e Jogos Pedagógicos com Material Alternativo

O projeto tem como objetivo reutilizar materiais alternativos na confecção de brinquedos e jogos pedagógicos, proporcionando um processo de ensino aprendizagem significativo e desmistificando o consumo de brinquedos industrializados.




Prêmio Epagri: “Visita dos avaliadores do Prêmio Epagri” 

No dia 01 de outubro de 2013 recebemos no Centro Municipal de Educação Infantil “Acalanto”, a partir das 13:30 hrs, a visita do grupo de Avaliadores do Prêmio Epagri, aos quais realizamos a apresentação do projeto Construindo Brinquedos e Jogos Pedagógicos com Material Alternativo, com a seguinte pauta: 

- Recepção;



- Exposição de brinquedos;
- Apresentação dos slides com o histórico do projeto; 
- Depoimentos de representantes da Coopercastello, Aterro sanitário , mães e vovós; 
- Vídeos ilustrados das crianças; 


- Apresentação dos jogos nas salas de aula:

Professora Fernanda (móbile).
Professora Rozinei (caixas das formas).
Professora Luana (jogo da amarelinha).


Professora Claudenice (jogo do dominó).


Professora Adriana (jogo do boliche).


- Degustação das bolachas decoradas; 
- Entrega de lembrança aos avaliadores composta de uma caixa decorada com papel corrugado em seu interior 1 centopeia, 1 dado de biscuit e 1 pacote com bolachas decoradas do projeto;




Nenhum comentário: