Seja Bem Vindo!


Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

(Cora Carolina)

História da Escola

O Jardim de Infância Menino Jesus  teve o inicio de suas atividades no ano de 1965, por não ter sede própria, as atividades eram desenvolvidas no Pavilhão de Festas cedido pela Igreja Católica, e tinha como professora a Sra. Inês Matiollo que improvisa sua sala de aula, os materiais de que dispunha, era um pequeno quadro de giz, um armário de louça, um fogão a lenha para o lanche, mesas e bancos para os alunos. Tudo isso em um mesmo espaço. As aulas eram ministradas em tempo integral e o salário quem pagava eram os pais através de uma contribuição.
Segundo a professora “as aulas eram ministradas naquele pedacinho, onde tinha um pano para fazer o teatro de fantoches; também utilizava o espaço externo no gramado para fazer exercícios. Com ajuda dos pais montamos uma bandinha rítmica com tampas de garrafa, tampas de panela, latas etc, inventava histórias, brincadeiras de rodas e outras atividades”.
As idades das crianças variavam de 2 à 6 anos, todos na mesma sala. O nome da escola, Jardim de Infância Menino Jesus,  foi escolhido pela professora Inês, que segundo ela era uma forma de proteger as crianças.
Quando o barracão era utilizado para festas na comunidade, a professora tinha que recolher seus objetos, enfim sua escola, e no dia seguinte recolher as garrafas, o lixo e organizar novamente sua sala de aula, porém segundo ela, “foi um tempo feliz e inesquecível”.
Em 1970, a professora Inês tirou licença, assumiu  então a turma, a professora Celita Wentz, no mesmo local. Ela seguiu com uma turma com 35 alunos com a faixa etária de 01 à 06 anos, sendo que contava com uma auxiliar. Segundo relatos da professora havia somente uma criança com a idade de 01 ano, sendo que a mesma era o “neném” da turma, todos queriam cuidar dele, era nesse momento que as crianças brincavam de faz- de- conta.
Devido o grau de estudos a professora Celita teve que abandonar a profissão, sendo que na entrevista demonstrou muita alegria ao saber que hoje, os professores são habilitados para tal, e não será necessário que aconteça o mesmo.
   Já em 1971, a professora Elida Toniello assume a turma, tendo como local, ainda o pavilhão cedido pela igreja. Somente em 1974 é que foi construído uma sala de madeira simples, na época própria para a Pré-Escola. O lanche dos alunos era feito sempre na casa da professora e a limpeza da sala era feita também pela professora.
   E, no dia 7 de setembro de 1988, foi inaugurado então o prédio do Jardim de Infância Menino Jesus, tendo duas salas de aula. A turma se divide então em duas: Jardim de Infância Menino Jesus  e Pré-escolar Acalanto I, sendo essas duas turmas divididas segundo a idade.
 Surgindo assim o atual Pré-escolar Acalanto I, que na época foi regido pela professora Cleide Galvan, sendo que esta turma passou a fazer parte do Centro Educacional do Ensino de 1° Grau. Depois disso a professora Lúcia Bernardi assume esta turma.
Por sua vez, por conta de atender diversas turmas, pelo aumento do número de crianças, bem como ampliação de salas de aulas, refeitório, cozinha e área de serviço, cria-se o CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL “ACALANTO”. 

Nenhum comentário: