Atividade Formação Continuada -
Sequência Didática:
Aprendendo com a história - Viviana, a Rainha do Pijama.
Tempo estimado: Aproximadamente uma semana.
Áreas do Conhecimento: Linguagem oral e escrita, conhecimentos sociais e naturais, Conhecimentos lógicos matemáticos, artes e música.
Professoras: Carina Wolf, Claudenice Fernandes Borges, Juliana Zanesco Bonotto, Leila Frigo Bet, Luana Azevedo Rodrigues, Lucia Bernardi, Vandira Baretta Cervelin.
Turmas: Maternal I e II, Pré I e Pré II.
CONTEÚDOS: Professoras: Carina Wolf, Claudenice Fernandes Borges, Juliana Zanesco Bonotto, Leila Frigo Bet, Luana Azevedo Rodrigues, Lucia Bernardi, Vandira Baretta Cervelin.
Turmas: Maternal I e II, Pré I e Pré II.
CONHECIMENTOS LÓGICOS MATEMÁTICOS:
- Números;
- Quantidades;
- Sequência;
- Cores;
- Classificação;
- Receitas;
- Coordenação motora;
- Gráfico;
- Horários;
- Interpretação textual;
- Hipótese de escrita;
- Pseudoleitura;
- Nome dos animais;
- Gêneros textuais;
- Interpretação de mapa;
CONHECIMENTOS NATURAIS E SOCIAIS:
1º momento
Preparar um cartaz com a seguinte frase: “Você não imagina quem está para chegar! Ela ira lhe convidar para uma incrível viagem pelo reino animal!
- Corporeidade;
- Animais: característica;
- Meios de comunicação;
- Tipos de festa;
- História do pijama;
- Preservação da fauna e habitat;
- Som dos animais;
- Cantigas;
- Imitação dos animais;
- Modelagem em massinha;
- Brincadeiras imaginarias;
- Faz de conta;
- Releitura;
- Trabalhar diferentes gêneros textuais;
- Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
- Classificar os pijamas de acordo com o tamanho, cor, estação, gênero;
- Identificar no mapa mundi a localização dos habitat natural de cada animal e sua classificação;
- Ampliar o vocabulário e a construção da escrita por meio de palavras contidas na história;
- Relembrar os meios de comunicação utilizados no cotidiano;
- Reconhecer os tipos de festas no município;
- Compreender a importância do respeito com os animais;
- Realizar a releitura da obra “O Quarto de Van Gogh”.
- Construir a maquete de um quarto;
- Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
- Produzir uma receita contendo frutas;
1º momento
Preparar um cartaz com a seguinte frase: “Você não imagina quem está para chegar! Ela ira lhe convidar para uma incrível viagem pelo reino animal!
-O que estamos vendo neste cartaz?
-Que animais aparecem nele?
-O que a personagem esta vestindo?
-Vocês conhecem algum destes animais pessoalmente?
-Vocês tem algum em suas casas?
Apresentar o livro: Viviana, a rainha do pijama para as crianças e explorar a capa por meio de perguntas.
Após, assistir o vídeo da história “Viviana e Rainha do Pijama” gravado pelas professoras;
Em roda, discutir com os alunos sobre os pijamas, animais, meio de comunicação.
Deitar uma criança sobre um pedaço de TNT e fazer o contorno do corpo humano, desenhando assim um pijama. Entregar para os alunos os animais da história, pintar, recortar e colar no pijama.
Confeccionar o Mapa-múndi em papel pardo e localizar onde cada animal vive. Conversar sobre seu habitat; alimentação, características, (vertebrados, invertebrados...) classificação (mamífero, aquáticos, aéreos, terrestres,...) cuidados...
Trabalhar a escrita do nome dos animais, explorar a letra inicial, quantidade de sílabas, utilizando as letras móveis, e após registrar no caderno.
2º momento:
Realizar a leitura do livro Viviana, a rainha do pijama.
Caça ao tesouro, esconder as imagens dos animais da história Viviana a Rainha do Pijama pelo pátio da escola, os alunos deveram localizar os mesmos.
Atividade de registro: Realizar a soma das patas dos animais, representar a quantidade com bolinhas de pepel crepom.
Trabalhar o gênero carta, conversar com as crianças sobre o que é uma carta, qual a sua utilidade, e nos dias atuais as pessoas ainda escrevem cartas? Quias são os outros meios de comunicação mais utilizados?
Atividade de registro: Realizar a soma das patas dos animais, representar a quantidade com bolinhas de pepel crepom.
Desenhando o pijama do polvo.
Gráfico do animal preferido da turma, cada aluno deverá desenhar e colorir em um pedaço de papel quadrado o animal preferido.
Em seguida um aluno por vez apresentará o seu desenho para os demais colegas.
E por ultimo será construído o gráfico de barras coletivo.
E por ultimo será construído o gráfico de barras coletivo.
3º momento:
Trabalhar o gênero carta, conversar com as crianças sobre o que é uma carta, qual a sua utilidade, e nos dias atuais as pessoas ainda escrevem cartas? Quias são os outros meios de comunicação mais utilizados?
Fazer uma carta coletiva para enviar aos colegas da Rede Municipal de Ensino das escolas do CMEI Acalanto, Taquaral, Imigra e São Luiz. Escrever sobre o que a turma esta trabalhando, se é sobre a história... se estão gostando da história.... qual foi o animal que os alunos mais gostaram.... Mandar junto com carta a foto da turma.
Modelagem dos animais da história com massinha de modelar.
Conversar sobre os horários de dormir, quantas horas precisamos dormir, porque precisamos dormir.
"Até hoje não se sabe exatamente a função do sono, mas já se determinou por meio de experimentação que o sono é essencial para a recuperação física, do humor e da capacidade intelectual, bem como para relaxamento do corpo e da musculatura."
Em roda conversar com as crianças:
-Que horas vocês dormem?
-Que horas vocês acordam?
Apresentar a obra “o quarto” de Van Gogh.
Quais os desenhos que aparecem nesta obra?
Quantas cadeiras possuem?
Qual a cor das cadeiras?
A cama é de solteiro ou casal?
Qual a cor das paredes?
Propor que as crianças realizem a releitura da obra, primeiramente explicar o que uma releitura, após entregar uma folha A4 para cada aluno, que irá desenhar com lápis e depois colorindo com tinta guache.
Fazer a maquete de um quarto (cama, guarda roupa, coberta, caixa de brinquedos, travesseiro). As crianças ajudaram a encapar as caixinhas, desenhar nelas e depois organizaram como é um quarto o que encontramos nele.
5º momento:
Neste dia será realizado a FESTA DO PIJAMA, cada criança poderá trazer seu pijama para a escola.
Realizar com os alunos a classificação dos pijamas, separando por tamanho, curto ou longo, de verão ou inverno, cores, etc.
Assistir a apresentação do teatro "Macaco Simão".
Desfile de pijamas... Alegria e diversão.
Realizar o momento cinema, com o filme - Madagascar 2. Durante o filme houve a degustação de pipoca e espetinho de frutas.
Realizar o momento cinema, com o filme - Madagascar 2. Durante o filme houve a degustação de pipoca e espetinho de frutas.
Leitura do livro realizada pelas crianças do Pré II.
Professora Taciana realizando oficinas com o tema: O SÍTIO DO SEU LOBATO"
RECURSOS:
Folhas A4
Material impresso
Dvd
Multimídia
Caderno
Lápis de colorir
Lápis de escrever e borracha
Letras moveis
Tinta guache
Pincel
Computador
Pijamas
Materiais alternativos, etc.
AVALIAÇÃO: Será continua e individual, observando a criança no decorrer de todas as atividades desenvolvidas, na socialização e interação, na expressão oral frente aos questionamentos, no raciocínio lógico, na participação, assimilação de informações e autonomia.
Encontro com as histórias clássicas da literatura infantil
A turma do Pré I, juntamente com seus pais e professora participaram de um momento muito importante: contações de histórias clássicas da literatura infantil.
Cada criança recebeu um livro, levou para sua casa e realizou a leitura com seus pais durante uma semana.
Quando a criança conhece, ainda que oralmente, histórias escritas lidas por seus pais ela capitaliza- na relação afetiva com seus pais – estruturas textuais que poderá reinvestir em suas leituras ou nos atos de produção escrita. Assim, o texto escrito, o livro, para a criança, faz parte dos instrumentos, das ferramentas cotidianas através dos quais recebe o afeto de seus pais. Isto significa que, para ela, afeto e livros não são duas coisas separadas, mas que são bem associadas. (LAHIRE, 2004, p. 20)
No dia 09 de outubro, todos vieram preparados para a contação da sua história e com uma pequena lembrança para seus amigos.
Entrega da lembrança entre as crianças e professora:
Os livros infantis, além de proporcionarem prazer, contribuem para o enriquecimento intelectual das crianças. Sendo esse gênero objeto da cultura, a criança tem um encontro significativo de suas histórias com o mundo imaginativo dela própria. A criança tem a capacidade de colocar seus próprios significados nos textos que lê, isso quando o adulto permite e não impõe os seus próprios significados, visto estar em constante busca de uma utilidade que o cerca. (OLIVEIRA, 2005, p. 125)Parabéns a todos pela dedicação e participação!
Primavera
(Cecília Meireles)
A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.
(...)
Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.
Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.
Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.
Nesta semana de setembro, inicia-se a estação do ano mais colorida, alegre e feliz, a PRIMAVERA. Também é comemorado o dia da árvore, data tão importante nesse tempo de preservação ambiental. Para comemorarmos a chegada dessa estação, trabalhos alegres e coloridos. Os trabalhos serão realizados com atividades que envolvam a coordenação motora, a ludicidade, a diversidade textual, a oralidade, as cores, a imaginação e criatividade.
Professora Taciana.
Brincando com embalagens/ Mercadinho
Durante algumas oficinas com a professora Taciana as crianças estudaram, brincaram e aprenderam, mais sobre embalagens e rótulos, através do faz de conta. Conversaram sobre a data de validade e valores.
As atividades e brincadeiras envolveram, a linguagem oral e escrita, a matemática, conhecimentos sociais e naturais.
Nessas atividades as crianças desenvolveram a imaginação, criatividade e respeito pela escolha do colega. Ampliaram o diálogo, respeito mútuo e aprenderam mais sobre vida coletiva. Conheceram e compararam rótulos e embalagens e o que continham cada um, fizeram o reconhecimento de letras e números, brincaram de bingo, construíram o alfabeto dos rótulos e para finalizarem brincaram de mercadinho, onde algumas crianças compravam e outras vendiam e vice versa.
Folclore Brasileiro: Conhecer, vivenciar e valorizar nossa cultura
Folclore pode ser entendido como um conjunto de tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, provérbios, brinquedos, artesanatos, comidas, músicas, enfim, tudo que compõe a memória de um povo por gerações. Sendo assim, ele expressa o jeito especial de cada povo para compreender os acontecimentos do cotidiano.
Explorando a riqueza dos textos do nosso folclore;
Parlenda dos Números: Um. dois...
Completando a parlenda: Cadê o toucinho que estava aqui?
Trava língua: O sapo
Personagem do folclore: Iara - Pintura do desenho com lápis de cor, recorte e colagem de elementos da natureza ao redor da Iara.
Leitura/contação da história: Dez Sacizinhos - Tatiana Berlinky
Mãos para contação da história
Exploração de vídeos sobre o Folclore
Pais
No segundo domingo do mês de agosto comemoramos o Dia dos Pais. Durante toda a semana que a antecede essa data, é de valia o desenvolvimento de atividades para que os alunos focalizem no seu PAI: Suas virtudes, seus valores, seu trabalho, seu lar.
- Valorizar a figura paterna.
- Conscientizar as crianças sobre valores morais como: obediência, respeito.
- Saber citar o nome completo do pai, profissão e local de trabalho.
- Descrever a figura do pai oralmente, através de palavras ou desenhos.
Mural:
Aprendendo as Letras
É fundamental o professor oferecer às crianças um ambiente alfabetizador, incentivando o interesse pelas letras/ escrita ludicamente, ou seja, por meio de jogos, brincadeiras, pois são atividades que, se bem orientadas, contribuem para o desenvolvimento do processo de ensino/ aprendizagem.
Na Educação Infantil, as crianças recebem informações sobre a escrita quando: brincam com a sonoridade das palavras, reconhecendo semelhanças e diferenças entre os termos; manuseiam todo tipo de material escrito.
O lúdico é altamente importante como estratégia de trabalho para o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais na formação das crianças e deve estar presente na sala de aula.
Percebendo a semelhança do som silábico nas palavras. |
Pião Silábico. |
Montando palavras com as letras móveis. |
Cartaz de prega. |
Bingo das letras. |
Jogo da palavras. |
Roleta do alfabeto. |
|
Boliche do alfabeto |
Construindo Conceitos Matemáticos
Através do material dourado é trabalhado os conceitos de adição e subtração.
Juliana Bortolucci Olivério no seu artigo ”O ensino da matemática através do lúdico na Educação Infantil" diz: A Matemática é fundamental em nossas vidas e, se não trabalhada desde cedo de forma divertida, pode ser a causa de grande parte de repetentes no futuro. As brincadeiras, para o aprendizado da Matemática, devem ser dirigidas e com finalidades, desenvolvendo assim capacidades importantes como: a memorização, a imaginação, a noção de espaço, a percepção e a atenção. Para que o resultado seja positivo o professor deve estar preparado e abusar da criatividade proporcionando prazer em aprender aos alunos.
Meio Ambiente
Objetivos:
05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE.
FRASE: AME A VIDA, RESPEITE A NATUREZA! SEJA PARTE DO MEIO AMBIENTE;
- Valorizar a natureza e preservá-la;
- Identificar-se como parte do meio ambiente;
- Refletir sobre o respeito á natureza;
- Vivenciar momentos de preservação ao Meio Ambiente;
Sugestões:
Confecção da Árvore Ecológica – usar rolos de papel higiênico, papelão, tinta guache verde, papel duplex verde, cascas de lápis... 05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE.
FRASE: AME A VIDA, RESPEITE A NATUREZA! SEJA PARTE DO MEIO AMBIENTE;
Boneco Ecológico; Confeccionar com as crianças o boneco, usando meia calça fina, serragem, alpiste, litros, papelão, cola quente, arreia.
É importante que cada aluno dê um nome ao seu bonequinho.
Quando crescer o cabelo deixar as crianças brincarem de cabeleireiro.
Passeio pela cidade, observando a natureza; Recolher o lixo que há na natureza... Após separar o lixo.
Conversar sobre a importância de destinar o lixo corretamente.
A Galinha Ruiva
Autora: Fátima Rezende Naves Dias
Objetivos:
- Estimular a linguagem oral para conversar, brincar comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades...
- Conhecer a história da galinha Ruiva;
- Incentivar o trabalho coletivo;
- Ampliar e explorar o vocabulário e sons;
- Promover a socialização e o entrosamento;
- Estimular a criatividade, a imaginação e a fantasia;
- Exteriorizar emoções e sentimentos;
- Expressar ideias e opiniões com espontaneidade;
- Contribuir para a organização do pensamento;
Brincando com massinha de modelar:
Ordenando as cenas:
Recontação da História/ Teatrinho;
Plantação dos grãos de milho/ observação do crescimento:
Visita ao Moinho na propriedade da Senhora Ivani Zanela, para conhecer as etapas na produção da farinha de milho:
Confecção da galinha com material alternativo:
Mães
O tema Dia das Mães é de suma importância para conscientizar a criança sobre o respeito e amor que devemos ter com a nossa mãe, não somente na data de sua homenagem, mas todos os dias de nossa vida.
Água
Objetivo
- Compreender que a água é um recurso escasso no planeta e que o uso irresponsável desse recurso pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos.
Em roda falar sobre as seguintes questões: “vocês viveriam sem água?” “quais atividades domésticas vocês conhecem que precisam de água?” “em quais atividades devemos e podemos economizar a água?”.
Escutar e assistir o vídeo “Planeta Água” de Guilherme Arantes.
Recorte e colagem de imagens que contenham água.
Assistir ao vídeo da música: Turma da Mônica - Economizar Água
Discussão sobre o que devemos fazer para economizar a água?
Cores e Formas Geométricas
Professoras: Claudenice Fernandes Borges e Lucia Bernardi
Objetivos
- Despertar o interesse pelas cores através do poema;
- Conhecer as figuras geométricas (quadrado, retângulo, triângulo e circulo);
- Despertar o interesse pelas figuras geométricas;
- Desenvolver a atenção e raciocínio por meio do jogo dominó das cores e formas;
- Despertar a imaginação através da contação de história;
- Identificar e nomear as formas geométricas e cores;
- Desenvolver a oralidade no reconto da história;
- Descobrir novas cores (secundárias);
- Expressar-se plasticamente através da técnica com a esponja;
- Trabalhar a memorização;
- Perceber e comparar diferentes tamanhos de figuras geométricas;
- Explorar as formas através do tato;
- Distinguir imagens e objetos que tenham semelhanças com as formas geométricas;
- Conhecer e utilizar o tangram;
- Proporcionar momentos agradáveis entre professor e alunos;
- Desenvolver a autonomia da criança;
Áreas de conhecimentos/ conteúdos:
- Matemática: Cores, Formas geométricas, Conjuntos, Numeração até 30, Texturas, Classificação/ ordenação, Tamanhos, Memorização, Relação biunívoca
- Linguagem: Oralidade, Expressão plástica
- Natureza e sociedade: Órgãos de sentido (tato), Autonomia
- Arte (criatividade)
- Música: Participação de situações musicais (cantar)
- Movimento: Coordenação motora, equilíbrio do corpo.
Procedimentos metodológicos da sequência didática
1ª etapa: Organizar os alunos em roda. Ler/ declamar a poesia: As borboletas de Vinicius de Morais utilizando a caixa decorada.
Questionar:
Vocês já ouviram falar sobre Vinicius de Morais?
Que cores são as borboletas?
O que elas fazem?
Como são as borboletas brancas?
Do que gostam as azuis?
Que característica possuem as amarelinhas?
E as pretas?
- Apresentar para as crianças a forma geométrica triângulo: - Quantas pontas têm? Vocês já o conheciam?
- Dobradura das asas da borboleta: Entregar dois triângulos brancos de cartolina para cada criança e auxiliá-los na dobradura, após utilizando giz de cera realizar a pintura usando as cores azul, amarela ou preta.
- Entregar um rolo de papel higiênico vazio para ser o corpo da borboleta, utilizar tinta guache e pincel para realizar a pintura. Para as antenas usar canudinho. Após auxiliar na colagem.
- Entregar diversas borboletas contendo as cores citadas na poesia: azuis, amarelas, brancas e pretas. As crianças deverão separa-las em conjuntos iguais (da mesma cor). Após realizar a contagem coletiva. Questionar qual conjunto possui maior número de borboletas? E qual possui menor número de borboletas? Apresentar os numerais conforme a quantidade.
- Organizar conjuntos dentro do circulo borboletas pequenas/ menores, dentro do quadrado borboletas grandes/ maiores. Colorir, recortar e colar as borboletas de acordo com o estabelecido.
- Brincar com as borboletas confeccionadas.
2ª etapa:
- Distribuir blocos lógicos e deixar que as crianças manuseiem e brinquem livremente com as formas. Organizá-los em rodinha e conversar sobre as formas geométricas planas (quadrado, retângulo, círculo e triangulo). Apresentar uma forma de cada vez acompanhando com o dedo o contorno de cada uma. Orientar para que desenhem esse contorno com os dedos no ar. Exemplo: Este é o contorno de um circulo, vamos desenhar esse contorno com o dedo no ar?
- Construir juntamente com as crianças um cartaz com os fantoches das formas geométricas e rima/música de cada forma. A música esta disponível em: http://meuqueridomaternal.blogspot.com.br/2012/03/formas-geometricas-eu-sou-o-quadrado.html
Fixá-lo em um local visível e ao alcance de todos para que possam explorá-lo, despertando assim, o interesse e a curiosidade pelas formas.
FORMAS GEOMÉTRICAS
EU SOU O QUADRADO
BONITO DEMAIS
TENHO QUATRO LADOS
E TODOS IGUAIS
E EU SOU O CÍRCULO
SOU IGUAL À LUA
SOU O MAIS BONITO
LÁ DA MINHA RUA
EU SOU O TRIÂNGULO
TENHO TRÊS BIQUINHOS
DE CHAPÉU EU SIRVO
PARA OS PALHACINHOS
EU SOU O RETÂNGULO
CRESCI MAIS DE UM LADO
PARA FAZER INVEJA
AO SENHOR QUADRADO
- Atividade: decorar as formas geométricas de maneira criativa, usando diferentes texturas.
Quadrado: papel crepom – triângulo: cola colorida – circulo: sagu.
- Leitura do livro: Bom dia todas as cores de Ruth Rocha
Neste livro, Camaleão acordou muito feliz, e mudou sua cor para rosa, a cor que ele achava a mais bonita. Durante um passeio encontrou vários de seus amiguinhos e cada um sugeria uma cor diferente para ele usar. Ele concordava e mudava sua cor, mas acabou ficando muito cansado. Ele percebeu então, que não conseguiria agradar a todos todo o tempo, no dia seguinte ele usou só cor-de-rosa. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ZhGHEZUzQX0
- Jogo do dominó das cores e formas: Organizar as crianças em roda, e distribuir as peças do dominó das cores e formas. Quem possuir a peça circulo – circulo vermelho iniciará e a criança da direita prosseguira. É importante o professor sempre estar intervindo conforme o andamento do jogo.
3ª etapa:
- Contação de história em roda do livro Clact... Clact...Clact... de Liliana e Michele Lacocca.
Mostrar a capa do livro e questionar: que cores aparecem? ...
Ir contando cada página do livro, levantando interferências com a turma;
Observar as cores que surgem na história;
Nomear as figuras;
- Ilustrar a parte da história: A tesoura disse: “Clact... Quero que os amarelos formem um circulo”. “Clact... Quero que os azuis formem um quadrado”. “Clact... Quero que os vermelhos formem um triângulo.” Entregar para as crianças uma folha com as formas geométricas desenhadas e os papéis. Elas deverão colar os papéis conforme a história.
4ª etapa:
- Contação da história: O castelo amarelo de Malba Tahan, disponível em http://tiapaulaeducadora.blogspot.com.br/2011/05/o-castelo-amarelo-malba-tahan.html (utilizar os personagens para mostrar ás crianças) é importante a participação de todos.
O CASTELO AMARELO - MALBA TAHAN
- Vou contar, agora, para vocês uma história muito interessante. Uma história formidável!
Quero combinar, porém, uma coisa com vocês.
Prestem bem atenção:
- Sempre que eu levantar a mão e fizer assim (levantar os braço vocês todos gritarão):
- A-MA-RE-LO!
Está bem? Combinado?
Então a história começa assim:
- Num lindo castelo vivia um rei, e esse castelo era lindo mesmo, e era todo... (amarelo)
Mas esse rei tinha uma filha, é uma princesinha linda, ela era obediente, estudiosa, e muito alegre.
- Todo o dia de manhã, muito cedo, a Princesinha vestia seu vestido... (amarelo).
- E ia ao jardim do castelo e colhia um cravo... (amarelo).
- Um dia estava o rei muito ocupado, trabalhando em seu escritório, quando a princesinha apareceu. Os olhinhos arregalados.
- O que foi minha filha? Esta noite... Eu estava... Dormindo... De repente... Ouvi... No corredor... Um barulho...Acordei...Abri os olhos e vi... Diante da porta - do meu quarto - um fantasma... (amarelo).
- O rei ouviu sua filha contar o caso do fantasma, disse logo:
- Isso deve ser peraltice do copeiro, o Sebastião. É um rapaz muito brincalhão! Mas vou acabar com as suas brincadeiras.
Mandou chamar o chefe da guarda. O chefe dos guardas apareceu logo.
- Pronto Majestade! Às ordens!
Disse o rei:
- Chefe dos Guardas! Esta noite minha filha estava dormindo, de repente ouviu um barulho qualquer no corredor e acordou. Pois bem, na porta do quarto minha filha viu um fantasma... (amarelo).
- É o Sebastião, o copeiro, que vive assustando todo mundo com aquele lençol amarelo, só pode, ele errou de quarto e assustou a princesinha, mas não se preocupe que vou dar um jeito nele.
Então o chefe da guarda preparou uma lata de tinta azul, e quando o copeiro passasse vestido com seu lençol amarelo ele iria jogar a tinta azul nele.
Quando anoiteceu, o chefe da guarda ficou escondido atrás da porta esperando o fantasma passar, de repente ouviu... Cháápe... Cháápe...
- Quem seria? O fantasma... (amarelo).
Então o guarda pegou a lata de tinta na mão e quando o fantasma se aproximou, zás... Jogou a tinta azul no fantasma, que ficou... Ficou... (azul)...
Não ficaram verdes, vocês erraram a história, pois quando eu misturo, a tinta azul com o amarelo dá verde. Então peçam para a professora fazer essa experiência para ver se a minha história é verdadeira.
- Realizar a mistura de cores usando tinta guache, para as crianças visualizem as novas cores.
Amarelo + Azul = Verde
Vermelho + Amarelo = Laranja
Azul e Vermelho = Violeta
- Técnica da esponja: entregar para as crianças moldes das formas geométricas (quadrado, circulo, retângulo e triângulo) de diferentes tamanhos. Eles deverão molhar a esponja na tinta guache e pintar sobre a folha fazendo uma arte bem colorida.
- Organizar as crianças em rodinha e combinar com eles os seguintes comandos:
Círculo: Batem palma
Quadrado: Batem os pés no chão
Triangulo: Pulam
Retângulo: se agacham
A cada figura mostrada as crianças devem realizar os gestos combinados. A brincadeira continua enquanto houver motivação.
- Entregar para as crianças um quadro com as formas geométricas de diferentes tamanhos e cores e um saco onde contenha as mesmas peças. As crianças devem comparar e associar as mesmas formas.
- Dedoches das cores e formas
Proporcionar momentos para as crianças desenvolverem a oralidade construindo diálogos, conversas usando a criatividade. A intervenção do professor nos diálogos torna a atividade ainda mais prazerosa.
5ª etapa:
- Colocar alguns blocos lógicos dentro de uma caixa surpresa. A criança de olhos vendados deverá retirar uma forma, apalpá-la e tentar adivinhar o nome dessa forma. Realizar a atividade até que todas as crianças tenham participado.
- Desenhar no chão as figuras geométricas (quadrado, triângulo, círculo e retângulo). Organizar as crianças ao redor dessas figuras. Em seguida, distribuir aos alunos recortes de imagens que se assemelhem a essas figuras geométricas, por exemplo: figura de relógio, janela, chapéu de bruxa, quadro negro, etc., e também alguns objetos concretos como: cadernos, dados, roda de carrinhos, borracha, etc. Os alunos deverão identificar a figura geométrica que pode ser associada à imagem recebida e colocar no meio das devidas formas desenhadas no chão. Observar os objetos na sala de aula e questioná-los sobre com qual forma geométrica se associa. (apresenta o mesmo formato).
- Atividade seguindo a sequência lógica. Entregar uma folha A4 para cada criança com uma coluna de 4 círculos, outra coluna com 4 quadrados e uma coluna com 4 triângulos. Circulo pintar de amarelo, quadrado pintar de vermelho, um triângulo pintar de azul, as crianças deverão seguir esta sequência, utilizando lápis de cor na pintura.
- Jogo da memoria das cores e formas
Formar duplas para que elas interajam entre si achando os pares corretos.
- Observar a bandeira do nosso pais: Questionar: esta bandeira é de qual pais? Que cores ela tem? Que formas geométricas aparecem?
Entregar para as crianças as formas que fazem parte da bandeira do Brasil: Retângulo, losango e circulo. Realizar a pintura, recorte e montagem da bandeira. No caderno de atividades.
6ª etapa:
- Contar a história que dá início ao trabalho com o tangram, conforme a contação ir realizando as dobraduras. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=R0kLmupaoOk
HISTÓRIA QUE DA INICIO AO TRABALHO COM O TANGRAM
Era uma vez uma cidade onde todos eram iguais, todos eram quadrados, e ninguém questionava nada. Porém, um dia, uma menina começou a se dar conta dessa semelhança e perguntou a mãe o porquê das pessoas serem assim todas quadradas. A mãe simplesmente respondeu: "Porque sim!". A menina inconformada resolveu dobrar-se ao meio, e cortar-se, pois assim formaria outras formas. Então assim procedendo, ela virou um pássaro, criou asa e conseguiu voar. Dessa maneira poderia conhecer outros lugares, ver outras pessoas. Porém a menina queria mais. Então guardou uma das asas e dobrou a outra novamente ao meio, cortando-a e obtendo mais dois triângulos. Agora, ela que era um quadrado, transformou-se em três triângulos e poderia formar uma série de figuras. Vamos ajudá-la? Depois de brincar muito com os três triângulos, ela pensou e decidiu não cortar outra vez o triângulo maior ao meio, mas encostou a sua cabeça bem na metade do lado oposto. ao dobrar-se bem, resolveu cortar-se na dobra recém feita, ficando então, com quatro figuras. Que feliz que estava, poderia brincar muito agora com todas essas partes, construindo mais formas. Vamos brincar com ela? Mas, acham que ela parou aí? Que nada! Continuou suas descobertas, desta vez cortando ao meio o trapézio que havia formado. Sabe o que obteve? Isto mesmo, um par de sapatos! Vocês já imaginaram o quanto ela aproveitou! Caminhou, caminhou até cansar e viu que por todos os lugares onde ia, as pessoas eram sempre quadradas. Pobrezinha tanto andou que um dos dois sapatos quebrou o bico. Aí, caminhou igual ao Saci-Pererê, e acabou quebrando o salto. Mas sabe o que aconteceu? Em vez de ficar triste ela ficou exultante, pois conseguiu dividir-se em sete partes. Agora, vamos tentar montar as sete partes, para construir o quadrado inicial?
- Entregar para cada criança um tangram, realizar a pintura, após a professora auxilia no recorte.
- Deixar que brinquem com as peças, incentivar que formem desenhos. Projetar usando o Datashow figuras do gato, cavalo, pato, casa, barco.
Após escolher uma figura, realizar a montagem e colagem em uma folha a4.
- Brincadeira:
Desenhar no chão quadrado, triângulo, circulo e retângulo.
O professor dá os comandos e as crianças executam:
- os meninos dentro do circulo
- as meninas dentro do quadrado
- quem esta usando calça no triângulo
- quem esta com o cabelo amarado dentro do retângulo
Prosseguir ate que as crianças estejam participando, o professor continua criando comandos de acordo com as características dos alunos.
- Pintura no rosto
Cada criança escolhe uma forma geométrica e uma cor de tinta de rosto e a professora irá desenhar na sua bochecha. Deixar que as crianças explorem as figuras desenhadas e as cores em cada um, usar o espelho para observar a figura em sua bochecha.
- Manuseio dos jogos: jogo da memória e dominó das cores e formas.
- Amarelinha das cores e formas.
Mais fotos:
Durante a aplicação desta sequência o professor poderá utilizar músicas, vídeos sempre que surgir um momento apropriado, para um descanso, para a acolhida ou para as despedidas.
Algumas sugestões:
Bob, O Trem – Formas Geométricas: https://www.youtube.com/watch?v=c1DV6bo0YRk
GUGUDADA - As Formas Geométricas: https://www.youtube.com/watch?v=0kjyR9Q2rwE
Cores: https://www.youtube.com/watch?v=JItpE--nk5E
As FORMAS GEOMETRICAS na UFAL: https://www.youtube.com/watch?v=nQMCjr-AB2A
Formas geométricas - Rua das formas: https://www.youtube.com/watch?v=tN5aDt07ZWg
A nossa turma do quadrado: https://www.youtube.com/watch?v=NISln5p32Pc
Entre outras.
Mais fotos:
Durante a aplicação desta sequência o professor poderá utilizar músicas, vídeos sempre que surgir um momento apropriado, para um descanso, para a acolhida ou para as despedidas.
Algumas sugestões:
Bob, O Trem – Formas Geométricas: https://www.youtube.com/watch?v=c1DV6bo0YRk
GUGUDADA - As Formas Geométricas: https://www.youtube.com/watch?v=0kjyR9Q2rwE
Cores: https://www.youtube.com/watch?v=JItpE--nk5E
As FORMAS GEOMETRICAS na UFAL: https://www.youtube.com/watch?v=nQMCjr-AB2A
Formas geométricas - Rua das formas: https://www.youtube.com/watch?v=tN5aDt07ZWg
A nossa turma do quadrado: https://www.youtube.com/watch?v=NISln5p32Pc
Entre outras.
Maleta de Livros
Turma: Pré I
Professora: Claudenice Fernandes Borges
A literatura infantil é muito importante no desenvolvimento integral da criança, ela contribui em todos os aspectos da educação do aluno. Sendo assim deve-se apresentar (ler/ contar) á criança diferentes textos. A escola juntamente com a família possui papel importantíssimo para a formação de hábitos de leitura.
A turma Pré I possui a maleta de livros. Toda semana uma criança terá a oportunidade de levá-la para a sua casa.
Neste momento é importante que os pais orientem a criança no cuidado com os livros, acompanhem a atividade de leitura da criança, incentivando-a a manusear o livro e lendo com ela.
Na maleta, além dos livros tem uma pasta de registro. Nesta, o aluno juntamente com a família deve deixar um registro de como foi ter a Maleta de Livros em sua casa. No momento do registro a criança pode expressar sua criatividade com desenhos, colagens, pinturas e muito mais.
Nomes para sorteio. |
Registros:
Yasmin Solforoso
Felipe Cauê Zanesco Carletti
Neliza Leona Petkov Lago Zanella
Ian Carlo Frigo Veit
Murillo Henrique Miotto Perondi
Vitor Hugo Secco Sartori
Leandro Junior Lindner
Enzo Gabriel da Silva Kuntz
Yalison Otair Grade
Larissa Jacomini Correa
Miquéias Artifon Tonielo
Parabéns à todos os alunos e também as famílias que estiveram participando deste trabalho, percebe-se a dedicação de cada um, nos registros: os desenhos, escritas, fotos, videos bem elaborados, enfim cada detalhe com um valor enorme, demonstrando aprendizagem, conhecimento.
E que continuemos assim, sempre lendo para estes pequenos, pois, uma criança que escuta histórias desde pequena se tornará sem dúvida, um adulto pensante, com opiniões próprias. Parabéns a todos que de uma maneira ou outra incentivam a leitura.
Calendário
Turma: Pré IIProfessora: Lucia Bernardi
Tema: Apresente o calendário para crianças
Áreas de conhecimento: Matemática
Objetivos
- Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário;
- Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário;
- Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo, interpretando a série numérica, compreendendo certas regularidades das medidas de tempo, como dia, mês e ano.
Conteúdos
- Utilização dos números em diferentes contextos;
- Início da medição social do tempo;
- Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários.
Tempo estimado
As atividades propostas aqui podem se desenvolvidas ao longo do ano, de forma sistemática: diariamente, uma vez por semana, etc.
Material necessário
Calendário tipo folhinha com uma página para cada mês. Cartolina...
Desenvolvimento
1ª etapa
As crianças vêem todos os dias calendários que contem informações de uso habitual, cabe à escola ampliar e sistematizar essas experiências para que todas as crianças possam dar sentido a uma prática.
O calendário pode ser utilizado para aprender sobre o tempo, mas também como fonte de informação e pesquisa para a leitura e registro de números.
Há diferentes tipos de calendários utilizados socialmente (folhinhas anuais, mensais, semanais) que podem ser utilizados com diferentes funções na escola.
Ao confeccionar o calendário as crianças enfrentam problemas relativos a distribuição da informação, suas características e regularidades (sete dias por semana, a quantidade de dias em cada mês, etc.).
Roda de conversa:
Por exemplo: Por que a tabela começa sempre com um domingo, mas nem sempre a gente coloca um número ali? Por que alguns dias são vermelhos? Quantas folhas terá o nosso calendário? Para ajudar nessa reflexão você pode propor algumas questões: os meses tem um ano? Quantos dias tem uma semana? Quantas semanas tem um mês? Quantos dias tem cada mês? Quais meses tem 30 dias e quais tem 31? E fevereiro, quantos dias tem? Quantas semanas tem um ano?
Apresentação do calendário: localização da data
Leve um calendário tipo folhinha para a roda do grupo. Pergunte quem tem um calendário parecido com esse em casa e como é utilizado. Explicar que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça.
Diariamente, uma das crianças (o ajudante do dia) será a responsável em localizar a data no calendário e escrevê-la no calendário da turma, para que seus colegas possam anotá-la em seus trabalhos individualmente. Inicialmente, ajudar as crianças nessa tarefa, porém, é importante que progressivamente passem a realizar essa tarefa sozinhas, ganhando autonomia.
Encontrar e copiar a data, saber o dia, são atividades interessantes que acontecem ao longo do ano, no entanto, sabemos que aquilo que se faz rotineiramente perde o sentido e deixa de ser um problema para as crianças resolverem. Se você propõe, por exemplo, que a criança "marque no calendário o dia de hoje com um X", no dia seguinte, para encontrar o número desejado, bastará olhar para o número que está logo depois do X. Desta forma, uma atividade que poderia ser rica e desafiadora transforma-se numa atividade mecânica que não beneficia a aprendizagem. Quando as crianças necessitam encontrar um número no calendário que não tem essas marca precisam colocar em ação diferentes procedimentos .
2ª etapa
Marcar e organizar as atividades e acontecimentos da rotina escolar
O calendário é um instrumento importante também para organizar a rotina escolar. Novamente leve o calendário para a roda (você pode fazer essa proposta todo início de mês) e ajude as crianças a marcarem os acontecimentos e compromissos importantes do grupo para o ano - feriados, eventos organizados na escola, passeios, etc.
3ª etapa
Situações problema envolvendo a observação de características e regularidades das informações presentes no calendário
Além da utilização do calendário como instrumento organizador dos acontecimentos e atividades do grupo como, marcar compromissos importantes do grupo, averiguar que dia será o seguinte, localizar as datas de aniversários das crianças, é possível, vez por outra, utilizá-lo para calcular durações. Por exemplo: quando se deseja saber quantos dias faltam para um passeio, para um aniversário, quantos dias terão para ensaiar uma apresentação que estão preparando ou quantos dias se passaram desde que começou o mês. Você precisará contar junto com as crianças ou colocar uma situação problema para que resolvam.
Você pode propor situações do tipo: "Quantos dias faltam para o passeio,,, quantos dias teremos para ensaiar a quadrilha?" "Propor que observem a lua no céu durante certo período e marquem no calendário a data em que ela muda de fase ."
5ª etapa
Marcar a data de aniversário das crianças do grupo
Leve o calendário para o centro da roda e ajude as crianças a marcarem a data de aniversário de cada uma. É possível que as crianças ainda não saibam as datas de seus aniversários, portanto, é importante que você consulte previamente as ficha de matricula de cada criança ou pergunte aos os pais ou responsáveis o dia do aniversário de seu filho.
Posteriormente, monte um quadro de aniversariantes da sua classe: coloque o nome, a data do aniversário e a idade de cada um.
Com o quadro pronto você pode propor questões como: "quantas crianças fazem aniversário no mês de março?" "qual o mês que tem a maior quantidade de crianças fazendo aniversário?"
6ª etapa
Introduzir o material dourado no calendário como:
Objetivos:
- Interpretar e produzir escritas numéricas até 30.
- Contar elementos e registrar o algarismo correspondente.
- Desenvolver o cálculo mental através de estratégias pessoais.
- Comparar quantidades.
- Fazer agrupamentos em grupos de 2, 3, 4 , 5 e 10 para facilitar a contagem.
- Organizar sequência de números em ordem crescente e/ou decrescente.
- Escrever o sucessor e o antecessor dos números.
- Estabelecer relação entre o algarismo e a escrita numérica.
- Perceber que “um cubinho” do Material Dourado corresponde a “uma unidade”, e “uma barra” corresponde a “uma dezena”.
- Escrever o algarismo correspondente às peças do Material Dourado.
- Completar o valor posicional de um número desenhando as peças do Material Dourado.
- Pintar o algarismo correspondente à quantidade de elementos de cada conjunto.
O Material Dourado destina-se a atividades que auxiliam o ensino e aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos).No ensino tradicional, as crianças acabam "dominando"os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem.Com o Material Dourado a situação é outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta,facilitando a compreensão.
Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável. O nome ”Material Dourado” era conhecido como “Material das Contas Douradas” pois inicialmente a sua forma eram contas douradas e que hoje temos como no desenho abaixo:
O material multibase, também conhecido como material dourado, pode ser usado para explorar a estrutura do sistema de numeração; os algoritmos associados às quatro operações básicas (adição, multiplicação, subtração e divisão) com ênfase no procedimento de agrupamento; conceitos geométricos (perímetro, área, volume, etc.); e vários princípios algébricos.
Podemos Trabalhar com a representação, a decomposição e a leitura de números.
7ª etapa
FORME:
• uma barra com cubinhos
As atividades de equivalência ajudam o aluno a perceber quantas
vezes um cubinho “cabe” em uma barra ou em uma placa,...
REPRESENTE o número 12 com:
- com barras e cubinhos
- Represente número 12 usando o material e desenhe as peças que você usou.
- Represente as quantidades usando apenas barrinhas e
responda:
Quantas dezenas completas há em cada?
10 =
20 =
30 =
• JOGO de VALOR POSICIONAL
Sugerimos só iniciar o trabalho com a adição quando o professor diagnosticar a compreensão do princípio de valor posicional.
* Em grupo, cada um na sua vez joga o dado duas vezes. Na primeira vez irá representar as quantidades. O que sair no dado pegar em cubinhos. Desenhe no ábaco de papel as peças.
Segunda vez o que sair no dado pegar em barras, as dezenas. Desenhe no ábaco as barras.
Após todos os elementos do grupo terem jogado, juntar primeiro as unidades e fazer as trocas.
Fazer o mesmo com as dezenas, juntar e trocar.Represente no ábaco os agrupamentos e desenhe o resultado final do grupo.Quantos pontos o grupo recebeu? ________________
- Poema
VARIAÇÕES: jogos
7º etapa:Outra possibilidade de jogar seria, além do material dourado, disponibilizar aos grupos, fichas com os numerais. Dessa forma, assim que o aluno fizer as trocas com o material dourado ele deve pegar o número correspondente à quantidade formada. Ex:
1 - Professor, se preferir, dite o número e os alunos mostrarão as peças.
2 - Mostre as peças, uma de cada vez, e os alunos escrevem a quantidade correspondente.
3- Depois de realizadas algumas jogadas dependendo do interesse dos alunos é hora de registrar a atividade no caderno de Matemática da seguinte forma:
Confira as fotos:
Descobrindo Meu Corpo
Turmas: Pré I e II
Professoras: Claudenice Fernandes Borges e Lucia Bernardi
Duração: Aproximadamente duas semanas, porém é retomado durante todo o ano.
Objetivos gerais:
• Denominar as partes do corpo humano;
• Desenvolver a coordenação motora e lateralidade;
• Trabalhar a expressividade;
• Desenvolver a linguagem e ampliar seu vocabulário;
• Trabalhar a sua própria identidade;
• Desenvolver a atenção e noção de espaço;
• Identificar os órgãos do sentido;
• Reconhecer a importância de cuidar do nosso corpo através da higiene corporal e mental para o bem estar;
Áreas de conhecimentos/ conteúdos:
· Conhecimentos lógicos matemáticos:
Contagens; coordenação motora; lateralidade;
· Linguagem e expressão:
Ampliação do vocabulário; Identificação da escrita;
· Conhecimentos naturais e sociais:
As partes do corpo; Sentimentos; Órgãos dos sentidos; Higiene e saúde;
· Arte
Modelagem; pintura; desenho; criatividade;
· Movimento;
· Música;
DESENVOLVIMENTO – Sequência Didática
1ª etapa
- Fazer uma roda de conversa e questionar quem sabe identificar algumas partes do corpo humano; propor ouvir a música “O Jacaré”; cantar com as crianças e ir apontando com o dedo as partes do corpo de acordo com a solicitação da música.
O JACARÉ
ELIANA
EU CONHEÇO UM JACARÉ
QUE GOSTA DE COMER
ESCONDAM SEUS OLHINHOS
SENÃO O JACARÉ
COME SEUS OLHINHOS E O
DEDÃO DO PÉ
EU CONHEÇO UM JACARÉ
QUE GOSTA DE COMER
ESCONDAM SUAS ORELHAS
SENÃO O JACARÉ
COME SUAS ORELHAS E O
DEDÃO DO PÉ
EU CONHEÇO UM JACARÉ
QUE GOSTA DE COMER
ESCONDA SUA BARRIGA
SENÃO O JACARÉ
COME SUA BARRIGA E O
DEDÃO DO PÉ
- Em “rodinha”, sentados de forma confortável, provocar os alunos para que observem seus próprios corpos e façam comparações: __ Quem é mais alto? Quem é mais baixo? Quem tem a mesma altura? __Quem tem cabelos loiros? Quem tem cabelos castanhos? Quem tem cabelos pretos? __ Quem é negro? Quem é moreno? Quem é branco? __ Quem tem olhos azuis? E castanhos? __ Quem é menino? Quem é menina?
E assim propor que se agrupem de diferentes formas:
Exemplo: __Vamos juntar todas as crianças que têm cabelo bem curtinho do lado esquerdo em pé e todas as crianças que têm cabelos compridos do lado direito sentados.
__Vamos juntar os meninos de um lado e as meninas do outro.
__Agora vão pular só as crianças que têm olhos azuis ou verdes.
Assim, o professor pode ir brincando, criando diferentes situações de acordo com a sua turma, sempre objetivando as comparações a partir das diferenças e semelhanças existentes no próprio corpo e no corpo dos amigos.
Concluir a atividade quando não houver mais interesse da turma.
- Pedir que as crianças se olhem no espelho por algum tempo e depois façam seu desenho, eles retratam a visão que têm de si mesma.
· Registro da criança
- Fazer uma roda de conversa, sugerir que uma menina e um menino sirvam de “modelo” para a atividade. Recortar dois pedaços de papel pardo, o suficiente para desenhar em tamanho real o contorno do corpo das crianças escolhidas. Deitar uma das crianças escolhidas (exemplo, o menino) e contorna-lo de braços e pernas abertas, com uma canetinha. Fazer a mesma atividade com a menina e mostrar para todos da sala o resultado obtido.
- Propor novamente a atividade de ouvir, cantar e apontar as partes do corpo de acordo com a solicitação da música eu conheço um jacaré.
2ª etapa
- Fazer uma roda, mostrar os desenhos das crianças confeccionados na aula do dia anterior, perguntar o que esta faltando? Propor que desenhem o que esta faltando - os olhos, nariz, boca, cabelo, umbigo, etc.em um dos bonecos, o outro será confeccionado as partes internas do corpo humano – como mostra na foto abaixo. Em seguida as crianças vão colocar as etiquetas nomeando as partes do corpo.
Após afixá-los na sala de aula.
- Solicitar que as crianças observem o desenho e vejam as partes do corpo que estão faltando e desenhe;
- Cantar e dramatizar diversas músicas infantis que falam sobre esquema corporal:
“Minha boneca de lata”;
“Eu conheço um jacaré”;
“A janelinha abre” (movimento com as mãos);
“Palminhas, palminhas nós vamos bater”;
“Cabeça, ombro, joelho e pé” Xuxa;
“Pedalinho”. Bia Bedran
“os dedinhos”
3ª etapa
- Ler o livro ”Ninguém é igual a ninguém”.
- Lembrar que cada um de nós é único. Devemos respeitar as diferenças de nossos colegas. Já pensou se todos fossem iguais? Seria legal? Como nossa família iria nos reconhecer? ...
· Quebra cabeça. (feito com uma figura humana de revista);
- Criar condições para que a criança identifique as partes que compõem o próprio corpo (partes básicas: cabeça, braços, pernas, pés, olhos, boca...).
Vamos conhecer melhor o nosso corpo?
- Cantar a música da Xuxa indicando com as mãos as partes, quando solicitadas pela música:
CABEÇA OMBRO JOELHO E PÉ.
CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ
JOELHO E PÉ
CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ
JOELHO E PÉ
OLHOS, OUVIDOS, BOCA E NARIZ
CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ
JOELHO E PÉ.
- Ler a música com as crianças (acompanhar a letra da musica na folha): Boneca de Lata da cantora Eliana - Identificar e circular no texto as seguintes palavras: CABEÇA e OMBRO (escrever no quadro as palavras coletivamente); após ouvir música e dançar.
- Conversar sobre os cuidados com o nosso corpo, as semelhanças e diferenças
Ninguém é igual a ninguém, cada ser é único.
4º etapa
- Brincando com as partes do corpo
Cartões coloridos
Cartão amarelo – mão na cabeça
Cartão vermelho – mão no pescoço
Cartão azul – mão no nariz
Cartão laranja – mão na boca
Cartão verde – mão nos olhos
Cartão roxo – mão nas orelhas
- Observe as partes do corpo e a escrita dos mesmos no boneco exposto na sala de aula. Agora ligue os desenhos às palavras.
- BRINCANDO COM OS DEDINHOS:
Trim Quem é? (dedo mindinho) bater um no outro. Voz bem fininha
Sou eu. (polegar) Voz bem forte
Eu vim aqui para brincar. (dedo anelar)
Pode entrar.(dedo médio) Pode entrar
Olá, olá! (bater os dedinhos com beijinhos )
Mão direita mão esquerda
Quantos dedos elas tem
Dez dedinhos, dez amigos
Que não troco por ninguém
Carimbo com tinta guache das mãos, enumeração e soma.
Meu pezinho, meu pezinho
Vou tocar vou tocar
E o sapatinho.
E o sapatinho
Vou calçar.
Vou calçar.
MEU PÉ
Desenho do pé, após pintura usando pincel e tinta guache.
5ª etapa
- Medir as crianças e pesar após representar a medida com o barbante e o peso com pedaços de papel como no exemplo abaixo em seguida fazer um gráfico. Realizar comparações.
Qual a criança maior?
Qual a criança menor?
Quem tem o mesmo peso, a mesma altura?
- Oferecer as crianças diversos materiais de recorte (revistas, livros..). Recortar figuras que mostrem como é o corpo humano.
6ª etapa
Ler o poema da Ruth Rocha e João Noro (dramatizando).
MEU CORPO
EU TENHO DOIS OLHOS
QUE SÃO PARA VER.
EU TENHO UM NARIZ
QUE É BOM PARA CHEIRAR.
EU TENHO UMA BOCA:
SERVE PARA COMER.
EU TENHO ORELHAS
QUE SÃO PARA ESCUTAR.
TENHO DUAS PERNAS
E TENHO DOIS BRAÇOS
QUE SERVEM PARA ANDAR
E PARA OS ABRAÇOS.
· Os 5 sentidos
Percebemos as coisas do mundo através dos 5 sentidos.
Os órgãos dos sentidos são: VISÃO, AUDIÇÃO, PALADAR, OLFATO, TATO.
Com os olhos – enxergamos
Com a língua – sentimos o gosto
Com os ouvidos – escutamos
Com os dedos – sentimos as coisas
Com o nariz – cheiramos
- Conhecendo os órgãos dos sentidos: Através de atividades práticas mostrar as crianças às várias formas de sentirmos e percebermos tudo a nossa volta. Levar para a sala de aula vários objetos, sabores, essências e sons para que brincando descubram os cinco sentidos.
- Montar um dado: O dado dos sentidos: É um jogo que consiste em jogar o dado o qual em cada face traz um dos órgãos dos sentidos e para cada face uma atividade prática será realizada, relacionando o órgão a sua função. Ex: boca vai até a caixa e pega algo para comer e deve dizer o sabor que tem.
7ª etapa
- Histórias com as partes do corpo; Contar histórias que trazem como personagens as partes do corpo. O autor Ziraldo escreveu vários livros: O joelho Juvenal, os cinco dedinhos. É interessante porque é o próprio órgão que fala e conta a historia, isso possibilita a imaginação e desperta para os cuidados que se deve ter com o corpo.
O JOELHO JUVENAL
Era uma vez um joelho que se chamava Juvenal.
Juvenal tinha um problema, coitado: vivia todo escalavrado. Também, quem mandou Juvenal ser joelho de um menino levado?
Juvenal queria muito aprender língua de menino só pra falar assim: “Menino, tem dó de mim!” Mas, quando o esfolado sarava, Juvenal bem que gostava de correr e de saltar.
E ele se desdobrava e se dobrava outra vez todo alegre, pois sabia que, indo e vindo, fazia o seu menino feliz. E ficava muito atento conversando com o pé (pois joelho e pé se falam): “cuidado aí, companheiro ! Pode ser que no meio do caminho tenha uma pedra... e aí, você tropeça e quem vai sofrer sou eu.
Mas não adiantava nada! O pé sempre tropeçava e lá ia o Juvenal outra vez pra enfermaria.
O Juvenal era muito religioso! Mas tinha um pequeno problema com a Semana Santa (que vinha logo depois das férias). Imaginem o Juvenal em que estado ele ficava quando as férias acabavam. Aí, vinha a Semana Santa e o Juvenal, coitado, todo cheio de esfolados, tendo tanto pra rezar.
Mesmo assim, o Juvenal gostava muito da vida. Do vento ventando nele, quando o menino corria, todo feliz, pelo mundo.
E Juvenal adorava quando a água lhe batia até onde ele se achava para ver se a água dava pé. Assim como o pé e a canela, ele também pensava: é o fino ser um mergulhador submarino”.
Um dia, tudo ficou escuro para o Juvenal. E aí, ele descobriu que o menino tinha crescido. E agora, em vez de short, calção ou calça curta, usava calça comprida. Por isso, hoje, Juvenal, tem um pedido a fazer aos fabricantes de calças: que tal criar um modelo de calça, sob medida, que tenha dois buraquinhos, pro Juvenal ver a vida!?
Conversa: qual a brincadeira favorita de cada criança. (questioná-los sobre o que eles fazem para deixar o Juvenal deles contentes) ...
- Modelando o nosso corpo: Utilizando massinha modelar a figura humana. Primeiramente só a cabeça e todas as partes que tem e depois vai acrescentando mais partes do corpo humano até que esteja o mais completo possível.
- Brincadeira
Contato manual com o corpo:
A criança coloca a mão sobre toda a superfície nomeada pelo professor (olhos, nariz, boca, orelha, dentes, etc.)
8ª etapa
9ª etapa
- Estudando alguns cuidados com o corpo;
· Usar o molde dos dentes para ensinar as crianças uma escovação correta dos dentes. Quando devemos escovar os dentes? Devemos passar fio dental
- Brincadeira: macaco disse
O professor dá as ordens e as crianças executam com o corpo:
Macaco disse:
- levantar os pés;
- fechar as mãos;
- tapar os ouvidos;
- abrir a boca;
- fechar os olhos;
- abaixar a cabeça;
- Técnica de Relaxamento: Na sala deitados no chão ao som de um música realizar exercícios de relaxamento, percepção do corpo e da respiração. É uma atividade muito prazerosa, pois traz bem estar e é diferente, pois foge do trabalho pedagógico propriamente dito (nas mesinhas).
- Jogo com a bola
- Jogo com a bola
Confeccionar a bola com meias.
Formação: crianças de pé, em colunas.
A primeira criança passa a bola, com a mão esquerda, para o companheiro atrás e assim sucessivamente, ate o final da coluna.
A ultima criança volta a bola, com a mão direita, ate a primeira criança.
- Ordenação de figuras humanas.
- Cantar e dramatizar a cantiga em duplas ou individualmente a música:
Pulguinha
Palavra Cantada
A pulguinha pula à beça e belisca o seu pé
Do pé pula pra cabeça vai fazendo cafuné
A pulguinha tão ligeira, pula logo pra barriga
Tudo é uma brincadeira, você quer ser minha amiga?
Da barriga pro nariz, do nariz pra buchecha
Da buchecha pro umbigo, do umbigo pro joelho
Do joelho pro pescoço, do pescoço pra perna
Da perna pra orelha, da orelha pra mão
A pulguinha pula à beça e belisca o seu pé
Do pé pula pra cabeça vai fazendo cafuné
A pulguinha tangue e gira, pula logo pra barriga
Tudo é uma brincadeira, você quer ser minha amiga?
Da barriga pro bumbum, do bumbum pro braço
Do braço pra perna, da perna pra cabeça
Da cabeça pro umbigo, do umbigo pro pé
Do pé pra mão, da mão pra barriga
Avaliação: A avaliação será contínua através da realização e participação, reconhecimento e domínio das partes do corpo. Será também através da analise da evolução das atividades pedagogias tanto práticas como manuais.
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