CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Sequência didática
Tema: literatura (O Sítio do Seu Lobato)
Público alvo: turmas de berçário e maternal
Professoras: Adriana Albara, Claudenice Fernandes Borges, Dirlei Ritter, Ediane Zanesco, Fernanda Perondi, Giseli Radin, Rozinei Forquezato, Taciana Dal Bello.
Tempo de duração: 1 semana
Justificativa:
Diante da curiosidade e interesse das crianças pela Música: O Sítio do Seu Lobato e pelos animais, decidimos explorar o tema proposto a partir de várias estratégias metodológicas, contemplando o lúdico na educação infantil, sendo as metodologias adequadas à faixa etária de cada turma.
Objetivo Geral:
Explorar o tema “Animais” através da contação de história, com base na música Sítio do Seu Lobato, explorando cantigas e vídeos a partir de estratégias adaptadas a cada nível.
Objetivos Específicos:
- Reconhecer animais através da visualização de figuras;
- Proporcionar momentos de imitação dos animais, estimulando a criatividade e a exploração corporal e oral;
- Ampliar a oralidade em momentos de conversa;
- Desenvolver atividades lúdicas proporcionando a socialização por meio de brincadeiras;
- Estimular nas crianças o prazer por histórias;
- Incorporar vocalizações rítmicas;
- Utilizar a linguagem oral como meio de comunicação, apropriando-se da fala do outro de forma lúdica através de estratégias diferenciadas;
- Realizar pseudoleitura;
- Perceber diferentes ritmos sonoros e musicais;
- Vocalizar e memorizar letras musicais;
- Realizar atividades de quantificação lúdica e concreta conforme cada turma;
- Reconhecer animais, suas caraterísticas e cuidados, no ambiente escolar e familiar.
Materiais: Vídeos, DVD, TV, impressora, máquina digital, folhas brancas, lápis de cor, EVA de cores diversas, varetas, cola quente, materiais alternativos (caixas de papelão), brinquedos sonoros de animais, livros de literatura, folhas brancas, tesoura, cola, materiais alternativos.
Atividades:
- Confecção e contação de histórias com o livro confeccionado a partir da música O Sítio do Seu Lobato, utilizando material alternativo (caixas de papelão);
- Confecção de fantoches e dedoches do sapo, dos cinco patinhos, personagens do Sítio do Seu Lobato, máscaras e jogo da memória de animais;
- Contação de história utilizando dedoches em EVA e fantoches de vareta.
- Exploração de cantigas e músicas utilizando dedoches e fantoches dos personagens;
- Exploração de brinquedos sonoros com som dos animais;
- Gravação de vídeos das crianças em momentos de cantigas, visita de animais (pintinho) e contação de história;
- Leitura na biblioteca de livros voltados ao tema.
- Construção de jogo da memória dos personagens da música O Sítio do Seu Lobato.
- Jogo do boliche dos animais.
- Desenhos, recorte, colagem e dobradura de animais;
- Pintura guache, giz, lápis de cor, etc;
- Rodas de conversa;
- Exibições de vídeos com músicas e cantigas animadas;
- Passeios pela comunidade;
- Exploração de figuras;
- Jogos, brincadeiras e recreação;
- Imitações de animais;
- Brincadeiras com o tema animais.
Músicas/cantigas/vídeos explorados:
- Sítio do Seu Lobato (BOB ZOOM);
- Cinco patinhos (XUXA);
- Imitando os animais (XUXA);
- Quem mora na casinha;
- Eu conheço um jacaré;
- O som dos animais;
- As vozes dos bichinhos;
- O pato pateta;
- O sapo não lava o pé;
- Borboletinha;
- A galinha ruiva;
- A arca de Noé;
- Ratinho bonitinho;
- Os três porquinhos;
- Meu pintinho amarelinho (entre outras).
Conteúdos:
CONHECIMENTOS LÓGICOS MATEMÁTICOS
Exploração do conceito de maior e menor
Noções e exploração de alto e baixo, dentro e fora, frente e atrás, em cima e embaixo,
Relação biunívoca através da contagem lúdica.
Comparação e exploração de diferentes formas de locomoção;
Explorar as habilidades/os movimentos de pinça;
Noções de classificação, seriação e ordenação de figuras;
Utilização dos meios tecnológicos (compreendendo sua função social);
Noção de conjunto;
Contagem com material concreto;
CONHECIMENTOS DE LINGUAGEM
Linguagem oral como meio de comunicação
Incorporação de vocalizações rítmicas;
Interação com os colegas e com os adultos, expressando suas ideias e sentimentos no ambiente escolar;
Pseudoleitura;
Pronúncia correta das palavras;
Utilização de registros escritos através de garatujas;
Pinturas
Parlendas e cantigas de roda;
ARTE
Expressão corporal;
Comunicação de situações através de diferentes linguagens;
Improvisação cenas cotidianas ou imaginárias;
Pinturas livres e ou direcionadas;
Recorte e colagem;
Vídeos
Marcas gráficas
MÚSICA
Cantigas de roda;
Imitação e identificação de som de animais;
Vocalizações de cantigas;
Expressão oral e corporal com músicas;
Dramatização e improvisação de cenas;
Memorização de trechos de músicas.
NATUREZA E SOCIEDADE
Identidade
Autonomia
Descobrindo o eu por meio do uso do espelho;
Brincadeiras em dupla ou grupo;
Solidariedade, valores, respeito aos mais velhos e aos colegas;
Desenho e pintura do próprio corpo;
Andar imitando os bichos;
Lateralidade;
Atividades envolvendo o nome dos animais;
Valorizando os seres vivos;
Características dos animais;
Noção espacial;
Experiências e percepções visuais, auditivas e táteis.
Socialização e interação nas atividades.
Avaliação:
A avaliação será contínua, através da observação do interesse, participação e realização das atividades pelos alunos, das manifestações orais e corporais, da criatividade do decorrer das atividades individuais e coletivas.
ALGUMAS ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS COM TURMA DE BERÇÁRIO I E BERÇÁRIO II (MATUTINO E VESPERTINO)
Música: SÍTIO DO SEU LOBATO
Explorar o vídeo com a cantiga disponível no youtube, estimulando a criança a cantar e dançar, imitando o som dos animais;
Cantar sentados no tapete;
Cantar com os fantoches confeccionados dos personagens da cantiga; interagindo com as crianças;
Contação: Confeccionar um livro em papelão com a música, explorando em forma de contação de história...
MOMENTO DA CONTAÇÃO DA HISTÓRIA PELA PROFESSORA ADRIANA E FERNANDA AO BERÇÁRIO I
MOMENTO DA CONTAÇÃO DA HISTÓRIA PELA PROFESSORA ROZINEI AO BERÇÁRIO II
CANTANDO A MÚSICA COM FANTOCHES DE VARETA
VISITA DO PINTINHO AMARELINHO!
MOMENTO DE ESTIMULAR A CURIOSIDADE, COLOCANDO AS CRIANÇAS EM CONTANTO COM ANIMAIS DE VERDADE
E OLHEM SÓ QUE VISITA AS CRIANÇAS RECEBERAM NA ENTRADA DA CRECHE!
FOI UMA FELIZ COINCIDÊNCIA ENCONTRARMOS 2 PASSARINHOS NA PORTA DA ESCOLA...
CONFECÇÃO DE MÁSCARAS, DEDOCHES E FANTOCHES
Confecção de máscaras, dedoches e fantoches de animais para as crianças brincarem e para a contação de história, dramatizações, canto e dança.
AS CRIANÇAS DO BERÇÁRIO II CANTANDO...
Música: CINCO PATINHOS
Cantar em roda a cantiga, estimulando a oralidade e a expressão corporal;
Cantar utilizando os fantoches de dedo, interagindo com as crianças;
Assistir a cantiga em vídeo disponível no youtube;
Confeccionar fantoches de vareta dramatizando a música com as crianças;
Gravar as crianças cantando a cantiga com os fantoches, após baixar o vídeo e passar no notebook para que elas se observem e se reconheçam no filme.
DRAMATIZANDO A MÚSICA COM OS FANTOCHES DE VARETA
Cantiga: QUEM MORA NA CASINHA
Confeccionar um livro utilizando material alternativo e desenvolver atividades de contação e exploração das imagens, da memória visual e oralidade da criança.
CANTANDO, RECONHECENDO E IMITANDO OS ANIMAIS DA MÚSICA
BRINCANDO COM JOGO DA MEMÓRIA CONFECCIONADO A PARTIR DA MÚSICA "QUEM MORA NA CASINHA"
VÍDEO DAS CRIANÇAS CANTANDO E DANÇANDO A RODA CUTIA
História: A CASA E SEU DONO
Contar a história, abrindo e fechando as páginas do livro em forma de suspense, abrindo a porta das casinhas uma de cada vez, mudando o tom de voz, nomeando os animais e estimulando as crianças a repetir, imitar o som que eles produzem. Convidar uma criança de cada vez para explorar o livro, passando uma página de cada vez, abrindo e fechando as portas das casinhas para descobrir o animal escondido.
JOGO DA MEMÓRIA:
Explorar o jogo da memória de forma individual e coletiva... Apresentar todas as figuras (elefante, jumento, cabrita, barata, abelha), após pedir para localizar determinado animal: Quero que você encontre a abelha! Como ela faz...
Após fixar as figuras na parede, uma de cada vez, encontrando os pares correspondentes...
Incentivar a exploração visual das figuras fixadas...
MANIPULAÇÃO DE ANIMAIS: (imitação, oralidade, percepção visual)
Em roda apresentar a caixinha com os animais emborrachados (cavalos, cabras, coelho, cachorro, galinha, urso, vaca, boi, etc).
Abrir a caixa e deixar que as crianças explorem livremente;
Convidar a imitar alguns deles;
Pedir o nome deles estimulando a fala;
Incentivar as crianças a separar todos os cavalos, os porcos;
Mostrar um animal GRANDE e nomear comparando com um animal PEQUENO;
Possibilitar momentos para a exploração e o faz de conta.
Brincar de dar comida e água para os animais.
Colocar os animais de pé, deitados...
Explorar livremente...
LEITURA DE IMAGENS
Confeccionar e expor nos vidros de entrada diversos animais em tamanho grande;
· mostrar para a turma;
· nomear cada um deles;
· pedir que mostrem onde está o SAPO, COELHO...
· imitar os animais e estimular as crianças a fazerem o mesmo;
· cantar cantigas que tenham como tema o animal apresentado;
· (BORBOLETINHA, O SAPO NÃO LAVA O PÉ, A GALINHA DO VIZINHO, MEU PINTINHO AMARELINHO, A COBRA NÃO TEM PÉ).
· pegar uma almofada e cobrir a figura por alguns segundos, depois retirar e pedir QUEM É?
· pegar a criança no colo e colocar ela próximo a figura estimulando a falar o nome do animal.
ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS COM AS TURMAS MATERNAL I E MATERNAL II "VESPERTINO"
Explorar o vídeo da música no youtube, percebendo os animais presentes;
Confeccionar um barco gigante, e varetas com animais presentes na música;
Contar/ ler a música em forma de história;
Realizar atividades de pintura dos animais, escolhas;
MOMENTO DA CONTAÇÃO DA HISTÓRIA PELAS PROFESSORAS DIRLEI E GISELE PARA A TURMA MATERNAL I
Confecção de animais utilizando material alternativo - rolos de papel higiênico.
MÚSICA: O SÍTIO DO SEU LOBATO
Cantar a música em roda;
Imitar o som que cada animal emite;
Realizar atividades de pintura, colagem.
Realizar o desenho dos personagens da cantiga utilizando o carimbo da mão com tinta guache;
Confeccionar ratinhos usando EVA;
Cantar a música: Ratinho Bonitinho;
PROFESSORA DIRLEI CANTANDO A MÚSICA RATINHO BONITINHO COM AS CRIANÇAS DO MATERNAL I
Manusear/ jogar o jogo da memória e o jogo do boliche dos animais;
HISTÓRIA "TODOS NO SOFÁ" DE LUÍSA DUCLA SOARES
Contação da historia utilizando fantoches dos animais
CANTIGA SITIO DO SEU LOBATO
Construir um livro em papelão com a música sitio do seu lobato, reconhecendo imagens dos personagens, explorando a escrita do nome dos animais, imitando o som e utilizando o livro para recontar/dramatizar a historia/música.
CONFECÇÃO DE MÁSCARAS E JOGOS DE QUEBRA -CABEÇA
Confecção de máscaras e quebra-cabeça de animais para as crianças brincarem e para a contação de história, dramatizações, canto e dança.
Dramatizando a música cinco patinhos
Dramatizando a música cinco patinhos
Produção do bolo de fubá, trabalhando a receita, ingredientes necessários, quantidades (sistema de medidas) xícaras, colheres...; divisão e degustação do bolo;
Professora Taciana realizando oficinas com o tema: "O SÍTIO DO SEU LOBATO"
Primavera
Para comemorarmos a chegada da estação mais colorida do ano, a PRIMAVERA, realizamos trabalhos alegres e coloridos. Um deles foi um desfile onde todas as crianças se divertiram, pularam e cantaram.
Professora Taciana.
Brincando com embalagens/ Mercadinho
Durante algumas oficinas com a professora Taciana, as crianças estudaram, brincaram, compararam e aprenderam, mais sobre embalagens, rótulos e o que continha neles através do faz de conta. As atividades e brincadeiras envolveram a linguagem oral e escrita, a matemática, conhecimentos sociais e naturais.
Nessas atividades as crianças desenvolveram a imaginação, criatividade e respeito pela escolha do colega.
SEMANA DO PAPAI!
MARCAS...
TODOS OS DIAS, EU ESTOU EXPLORANDO,
TOCANDO TUDO O QUE EU ENCONTRO...
DEIXO PRA TRÁS MINHAS PEQUENAS MARCAS,
MARCANDO SUA VIDA.
UM DIA, QUANDO EU ESTIVER BEM GRANDE,
VOCÊ VAI SE LEMBRAR DESSAS MARCAS
E VAI QUERER VÊ-LAS...
FIZ ESTA MARCA DA MINHA MÃOZINHA
PARA QUE VOCÊ SE LEMBRE DE MIM,
TE AMO PAPAI.
FELIZ DIA DOS PAIS!!!
É com esse objetivo que desenvolvemos com as crianças de berçário I e II e maternal I e II algumas atividades voltadas à valorização do PAPAI.
ALGUNS OBJETIVOS:
Valorizar a figura do Papai.
Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se, etc.
Participar de mímicas com a exploração de músicas.
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
Reconhecer a imagem do Papai e familiares através de fotos, reconhecendo e nomeando familiares dos colegas da sala através das fotos.
Ampliar habilidades nas diferentes áreas do conhecimento através de atividades lúdicas.
Possibilitar momentos de contagem oral e concreta nas brincadeiras.
Reconhecer a profissão e o trabalho que o Papai desenvolve na família.
Ampliar e estimular laços de afetividade com os familiares.
Sugestões de atividades:
“Reconhecimento de familiares”
“Desfile com a roupa do Papai!
“Atividades pedagógicas e
murais”
“Lembrança para o Papai”
Atividade Pedagógica: Redes de Aprendizagens - PROINFO
Chapeuzinho Vermelho e sua Vovozinha
visitam a Turma Maternal III
Professoras: Claudenice Fernandes Borges e Elisi Augsten
Objetivo Geral
- Despertar na criança o interesse pela literatura, estimulando a linguagem oral, a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação.
Objetivos Específicos
- Estimular o gosto pela literatura através das histórias infantis.
- Proporcionar á criança um ambiente aconchegante com a presença de personagens.
- Criar o hábito de escutar histórias.
- Ampliar repertório de palavras e histórias conhecidas.
- Enriquecer o imaginário infantil.
- Desenvolver a expressão oral e corporal;
Sabemos que, o mundo encantado da literatura infantil, apresenta um papel fundamental na formação de nossas crianças, por isso desenvolvemos esta atividade.
As crianças começam a chegar e encontram duas cadeiras diferentes na sala de aula. Na janela, uma cortina diferente; na mesa, ingredientes para uma culinária e toalha xadrez, um óculos, um xale e livros de histórias clássicas; uma música. Após as crianças serem acolhidas e a professora explicar que irão receber a visita de duas pessoas bem queridas, se retira da sala de aula.
Aparece então, uma vovozinha e junto dela chapeuzinho vermelho.
A conversa começa. Algumas sugerem: - São vocês professoras? Outras acreditam que realmente são as professoras e outras ainda pensam ser a vovó e a chapeuzinho vermelho da história que está visitando a turma.
A vovó e chapeuzinho vermelho se apresentam a turma explicando que irão passar um tempo com eles, contando histórias, ensinando músicas e ainda uma receita. A Vovó, num mundo de faz-de-conta, fala de sua história (que quase foi devorada pelo lobo), de sua netinha (que trouxe ela para conhecer a turma e da capinha que ela costurou com muito amor).
Chapeuzinho Vermelho pergunta se todos conhecem sua história fala do medo que passou quando o lobo estava na casa da sua vovó, e que aprendeu a lição que nunca pode ficar conversando com estranhos.
Hora da História:
CHEGOU A HORA DA HISTORINHA
COM ALEGRIA VAMOS ESCUTAR
TEM FADAS E BICHINHOS
E COM ELES VAMOS ALEGRAR!
Vovó e Chapeuzinho Vermelho contam histórias.
Chapeuzinho Vermelho convida as crianças para dançar a música da sua história.
(Chapeuzinho)
Pela estrada fora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha
Ela mora longe e o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente
Junto à vovozinha dormirei contente
...
(Lobo Mau)
Eu sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau
Eu pego as criancinhas pra fazer mingau
Hoje estou contente, vai haver festança
Tenho um bom petisco para encher a minha pança
...
(Caçadores)
Nós somos os caçadores e nada nos amedronta
Damos mil tiros por dia, matamos feras sem conta
Varamos toda floresta, por mares e serranias
Caçamos onça pintada, pacas, tatus e cotias
...
Vovó ensina sua receita favorita.
Bolo de água ou leite
- 4 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de água morna ou leite morno
- 1 colher de fermento em pó
Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes e leve para assar.
Vovó e Chapeuzinho Vermelho dizem que irão colocar o bolo assar e deixam as crianças assistindo a história delas.
Professora retorna para sala de aula e pergunta o que aconteceu...
Sugestão para fazer Chapeuzinho Vermelho.
PROFESSORAS : Juliete, Dirlei, Adriana, Lucia, Taciana, Rozinei e Fernanda.
Turmas: creche e pré-escola
TEMA: Animais
JUSTIFICATIVA:
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral, contam com várias informações relativas a ele.
Os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
OBJETIVO GERAL
Oportunizar o desenvolvimento e a ampliação de conhecimentos acerca do tema animais, utilizando de diferentes meios tecnológicos em sala de aula.
OBJETIVOS
· Definir de diversos animais suas principais características;
· Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
· Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.
· Comparar diversos tipos de animais através da observação;
· Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
· Identificar as características específicas de cada grupo de animais;
· Saber identificar: vertebrados e invertebrados, domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos, terrestres e aéreos, reprodução e habitat dos animais.
· Estimular a fala da criança para que ela possa nomear e reproduzir sons de alguns animais de seu convívio.
· Reconhecer imagens e sons de animais
· Visualizar e memorizar formas, cores e características de animais através de vídeo.
METODOLOGIAS
ESTIMULAÇÃO PARA OS BEBÊS
*Exploração de animais de brinquedo;
*Exploração de sons produzidos por animais através de vídeos, livros sonoros e cantigas,
*Assistir cantigas sobre animais no youtube;
*Provocar diferentes ruídos, utilizando-se de livro sonoro dos animais e perceber se o bebê se movimenta procurando o som; (no colchonete)
*Propiciar momentos de música ambiente calmo e repousante com som de natureza, animais;
*Colocar os bebês em um colchonete, próximos para que se possa trabalhar com ambas ao mesmo tempo, buscando os brinquedos de animais de seu interesse para que possam explorar;
*Passear com os bebês para que elas possam explorar o ambiente, mostrando e nomeando elementos da natureza, como insetos...
*Explorar, classificar e nomear diferentes animais através do jogo do boliche dos animais.
PARA AS CRIANÇAS MAIORES
*Exploração de livros de literatura sobre animais;
*Exploração de animais de brinquedo;
*Exploração de sons produzidos por animais,
*Assistir cantigas sobre animais;
*Nomear, contar animais;
*Imitar e dramatizar sons de animais;
*Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes tentem representar animais.
*Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia que envolvam animais.
*Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
*Exploração de cantigas infantis, cantar, dançar, brincar de roda.
*Contação de histórias sobre animais.
*Teatro e dramatização com as mascaras de animais.
*Contar a história da dona baratinha na casinha de fantoches,
Problematize questionando:
-Qual era o desejo da D. Baratinha?
-O que aconteceu para que ela acreditasse que poderia realizar o seu desejo?
-Quais os animais quiseram casar com ela e foram recusados?
-O que fez D. Baratinha recusar seus pretendentes?
-Porque ela não se casou?
-Vocês mudariam o final da história? (ouvir as várias sugestões)
Hora da produção:
Como toda festa (casamento) precisa de preparativos... conversar com os alunos que eles irão criar um anúncio sobre o casamento da Dona Baratinha.
Anúncio
· Produzir um anúncio (coletivo) avisando sobre o casamento da Dona Baratinha.
· Escolher um aluno para fazer um cartaz com o anúncio para colocar no pátio.
· Lista de convidados: Criar uma lista de convidados para a festa da dona baratinha com animais que não estão na história.
· Quem já viu uma barata de verdade?
· Convidar as crianças para ir até o computador fazer uma pesquisa sobre baratas, o que comem, onde vivem...
· Classificar os animais domestica e selvagens e relatar as características do animal que escolheu.
· Dobradura do gato, cachorro...
· Montar quebra cabeça de animais.
· Oportunizar momentos em que as crianças possam explorar a maquina digital para fotografar animais e após visualizar.
· Gravar vídeos educativos com as crianças cantando, imitando e dramatizando sobre o tema animais, possibilitando a elas para que possam assistir a si mesmas.
Cinquentenário
Neste ano de 2014 estaremos desenvolvendo o projeto "A história da Educação no Cinquentenário do município de Presidente Castello Branco". As atividades acontecerão durante todo o ano letivo. Para iniciar as atividades relacionadas ao projeto foi feito um bolo. O bolo ficou uma delicia! Confira as fotos.
Bolo feito pela nossa querida merendeira Elisi |
Pronto para ser degustado |
Agora é hora de comer |
Lembrança para o Dia das Mães
Com o objetivo de estar homenageando as mães, as crianças do CMEI Acalanto mediados pelas professoras realizaram as seguintes atividades abaixo, para organizar uma lembrança para cada mamãe.
Passeio Imaginário
Esta é uma atividade muito boa para ser realizada com as crianças. Tem como objetivo fortalecer a musculatura e fazer com que a criança imagine.
Desenvolvimento
Cada frase que o professor disser a criança terá que imaginar e encenar.
- Vamos passear na floresta?
Então, vamos!" (caminhar pelo espaço)
Xiii! Olha lá! Um rio!
Vamos passar?
Por cima não dá! (esticar o corpo)
Por baixo não dá! (abaixar o corpo)
Então vamos nadar? (movimentar os braços)
Xiii! Olhá lá! Uma árvore! Vamos subir?" (movimentar braços e pernas, como se estivesse subindo)
Uma caverna! Vamos entrar?" (arrastar-se pelo chão ou andar agachado)
Entrando na caverna, o professor diz:
Xiii! Está tudo escuro! (fechar os olhos e tocar nos colegas)
Xiii! Uma cauda comprida... um pelo macio... um focinho gelado... É uma onça! Vamos correr?" (correr, fazendo o caminho inverso)
Xii! Uma caverna! Vamos sair? Xii! Uma árvore! Vamos subir? Xii! Um rio! Vamos nadar? Xii! Uma casa! Vamos entrar? Xii! Uma porta! Vamos fechar? (deitar no chão)
Para concluir:
Ufa! A onça não pegou ninguém! Ainda bem! (descansar)
Esta dinâmica pode ser adequada da maneira que o professor achar melhor. Veja o vídeo.
Um comentário:
lindo!tudo perfeito
Postar um comentário